Binho Lins

Binho Lins
Binho Lins

quarta-feira, 17 de março de 2010

A NOVA MÚSICA CATÓLICA


       A Nova Música Católica não é simplesmente um título ou uma idéia isolada de um grupo de pessoas, é uma experiência que muitos ministros, ministérios e obras evangelísticas, que utilizam a música, vêm sentindo em suas caminhadas de dia-a-dia, percebendo que algo novo tem acontecido, que certos valores passados já não tem mais tanta significância, que este "algo novo" está no ar, mas que no primeiro momento é difícil identificar o que seja. Sabe-se que envolve mudanças radicais de caminhada, que exige um nível de comprometimento mais definido e definitivo, que traz uma simplicidade renovada no profissionalismo, que faz do autor musical um profeta que passa a encarar sua música como herança celeste e que para tanto deve ser tratada com unção, com participação de responsabilidade e sentimentos complementares de todos os ministros e profissionais envolvidos na sua concepção, nos seus arranjos, execução e gravação. Que os intérpretes busquem uma nova maneira de tocar e cantar, que envolve primeiramente as suas vidas, em cada canto uma experiência real com Deus que anseia por "dar" algo novo na música católica, um novo poder, uma nova maneira de cantar e ministrar, definitivamente "há algo novo no ar" e requer reflexão e oração.
     Um passo muito importante a ser dado nesse momento é mostrar que podemos fazer música católica de qualidade, que temos ministros de alto nível, que temos pessoas que consagraram suas vidas para só tocar, cantar e compor para Deus e mais, pessoas que estavam acostumadas a tocar para grandes organizadores e produtores, e que conhecendo a existência do maior de todos querem servi-Lo e mostrar os extremos de sua arte, transformando sua arte em adoração!
     A experiência do fenômeno Marcelo Rossi nos mostrou que o público consumidor de música secular anseia pelo espiritual, que há uma forma nova no ar de comunicar e cantar. Há um espaço, um segmento para essa música católica.
     O que nos falta é buscar em Deus novos passos de divulgação, buscar uma nova maneira de distribuição dessa nova música, porque a principal característica dessa nova música católica (NMC?) é que ela passa a não ser simplesmente música, mas passa a ser alimento para a saúde espiritual dos membros da igreja e alimento de sobrevivência e cura para o povo em geral que padece de fome de Deus, sem ter como realizar de maneira simples a experiência que tanto lhes falta.
     Nesse momento é fundamental unir as forças dos que estão experimentando essa nova mentalidade e que estão dispostos a dar o máximo pela esposa do Cordeiro.
     A obra que Deus está realizando não é apenas para essa ou aquela comunidade ou associação... É para o seu povo, para sua igreja, por isso nenhum de nós é "dono da verdade" dessa nova música católica, nenhum de nós é mais ou menos que o outro, somos um grupo de "pesquisadores" e "vivenciadores" interessados na vontade suprema do Pai.
     Nós, da CODIMUC, estamos abertos a esse novo, sabemos que é básico a confiança mútua com os parceiros que Deus nos confiar, que é um novo caminho onde as marcas e chagas do passado tem de submeter à intervenção da redenção salvífica de Jesus, o Senhor!



Busquemos em oração esses irmãos de caminhada!



Vem para o novo você também!!!






Eraldo Mattos
Músico e Amigo







terça-feira, 16 de março de 2010

Esta canção fará parte do meu cd Em Teus Braços: