Binho Lins

Binho Lins
Binho Lins

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Veneração Mariana e dos Santos


     Veneração significa: respeito, admiração, adoração. Nós, católicos, utilizamos, no contexto da veneração dos santos, como admiração, respeito.
     Venerar os santos não diminui em nada a soberania de Jesus, pois é exatamente por causa dEle que admiramos os santos.
     ALGUMAS PESSOAS AFIRMAM: Os católicos adoram os santos, o que é proibido por Deus em Lucas 4,8: “Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás”, e na primeira carta a Timóteo 2,5: “Há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo”.
     RESPOSTA: É comum erguer monumentos em honra a heróis da pátria. Assim como é comum erguer monumentos em honra a santos da Igreja. Dão, muitas vezes, seus nomes a ruas, montanhas etc. É humano e bíblico!
     No texto bíblico, o próprio Deus venera os nomes dos santos patriarcas, permitindo ser denominado “o Deus de Abraão, de Isaac e Jacó” (Ex 3,6).
     Em relação à MARIA: Foi o próprio Deus que enviou o anjo Gabriel para saudar a Virgem Maria: “Ave, cheia de graça!” (Lc 1,28) e colocou na boca de Isabel as palavras inspiradas: “Bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1,42). Maria respondeu a saudação: “Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48).
     relação ao MEDIADOR: é dado a Moisés o título de mediador: “Eu fui naquele tempo interprete e mediador entre o Senhor e vós” (Dt 5,5). Mas como pode ser mediador se existe apenas um mediador? São Paulo, na mesma carta que declara Jesus como único mediador entre Deus e os homens, indica mediadores “secundários” (I Tm 2,1-5): “Recomenda que se façam preces, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens...”. Fazer orações por outros é ser mediador entre Deus e os outros.
     Alguém poderia questionar como alguém que já morreu pode interceder por outros. Em II Macabeus 15,12-15: “Parecia-lhe (a Judas Macabeu) que Onias, sumo sacerdote (já falecido!) orava de mãos estendidas por todo o povo judaico. Onias, apontando para ele, disse: ‘Este é amigo de seus irmãos e do povo de Israel; é Jeremias (falecido!), profeta de Deus, que ora muito pelo povo e por toda a cidade santa ’”.
     Se, pois, Moisés e Timóteo em vida, e Onias e Jeremias depois da morte, como ainda muitas outras pessoas (nós, por exemplo), rezam a Deus e são mediadores entre Ele e o povo, por que impedir a intercessão de Maria e dos santos? A Sagrada Escritura seria uma contradição? Não! Na verdade, os livros bíblicos estão entrelaçados entre si.
     palavras de São Paulo devem ser entendidas da seguinte forma: Jesus Cristo é o único mediador (primeiro) que nos conseguiu todas as graças e salvação eterna, pela sua vida, morte e ressurreição. Só Ele pode nos dar dos seus méritos sem recorrer a nenhum outro mediador. Já Maria e os santos intercedem por nós como mediadores secundários, através de Jesus Cristo. É por esse motivo que as orações costumam terminar com a frase: “Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho...”.


Por Carlos Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário