Binho Lins

Binho Lins
Binho Lins

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Veneração de Imagens

     Alguns AFIRMAM: “Os católicos praticam idolatria, fazendo e adorando imagens, o que Deus proíbe na Bíblia, dizendo: ‘Não farás para ti escultura alguma do que está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra” (Ex 20,4).
     RESPOSTA: O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los encima da Arca da Aliança (Ex 25,18-20). Manda, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la numa haste, para curar todos os que foram mordidos por serpentes venenosas (Num 21,8-9). Manda, ainda, Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6,23-35 e 7,29), etc. Ora, querubins são criaturas celestes (estão no céu); e serpentes, assim como palmas, flores, bois e leões, são seres terrenos. Devemos sempre nos questionar sobre o real sentido da palavra, que carrega consigo um contexto necessário de se conhecer.
     Seria uma blasfêmia considerar Deus esquecido e contraditório, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens e num outro proíbe. Então, o que isso quer dizer?
     O povo de Deus viveu na mesopotâmia (Ur) e no Egito, onde havia adoração a falsos deuses. O povo nem sempre entendeu os planos de Deus. E muitas vezes decidiu abandoná-Lo. Para que o povo não caísse no erro cometido pelos seus mesopotâmicos, egípcios e outros povos, Deus proíbe-os de fazer imagens. Caso contrário, sempre que o povo desanimasse, correria o risco de transformar imagens em seu “novo deus”. O cordeiro de ouro é um bom exemplo disso.
     Eis o VERDADEIRO sentido desta proibição bíblica, no seu contexto: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles falsos deuses, que na errada imaginação dos pagãos) está encima dos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, (à imitação dos pagãos) (Ex 20,2-5). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex: ‘Não adores nenhum outro Deus. (Ex 34,14) ou Não farás para ti deuses fundidos (Ex 34,17)’”.
     Para melhor analisar, imagine-se parado diante da estátua de um anjo em uma praça pública. Você vê pecado nessa ação, ou se vê diante de uma obra de arte? Se levarmos ao pé da letra o texto que proíbe as imagens, ou seja, interpretar o texto Sagrado sem o contexto histórico (que participa do seu verdadeiro sentido), não poderíamos ter nem sequer fotografias em nossas casas. Pois o texto é claro e PROÍBE IMAGENS, não apenas estátuas, como acreditam alguns irmãos de outras religiões e seitas.
     Entendemos, então, que Deus proíbe a confecção de imagens que sirvam como ÍDOLOS, mas não as que servem como sinal de lembrança. Por isso os primeiros cristãos pintaram nas catacumbas muitas imagens de cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento.
     As imagens encontradas nas igrejas têm o propósito de nos fazer recordar que é possível ser humano e viver santamente. Alguns santos dos primeiros séculos afirmavam que as imagens da Bíblia, da Via Sacra, de Jesus crucificado e dos santos são o único “livro” que também os pobres e analfabetos entendem e aproveitam. Isso vale ainda hoje para milhões de pessoas. Se alguém olha para uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, por exemplo, e lembra-se de Jesus, mesmo sem nunca tê-lo visto pessoalmente, essa imagem já cumpriu o seu papel.



Por Carlos Henrique

2 comentários:

  1. Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

    ResponderExcluir
  2. Se é errado fazer imagens de escultura, por que então Deus ordenou a Moisés que fizesse uma? Êxodo 25:18ss

    PROBLEMA: Deus claramente ordenou em Êxodo 20:4: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra". Contudo, Moisés é instruído por Deus a fazer "dois querubins de ouro; de ouro batido" (v. 25:18). Se é errado fazer qualquer tipo de imagem, então por que Deus ordenou que Moisés fizesse imagens para pôr na arca da aliança?

    SOLUÇÃO: A proibição de se fazer imagens de escultura foi especificamente determinada no contexto da adoração a ídolos. Há, então, várias razões pelas quais fazer um querubim não conflita com o mandamento de não se curvar diante de imagens esculpidas. Primeiro, não havia como o povo de Israel dobrar-se diante do querubim, no Santo dos Santos, já que as pessoas eram proibidas de entrar naquele lugar a qualquer tempo. Até mesmo o sumo sacerdote ia ao Santo dos Santos somente uma vez por ano, no Dia da Expiação (Lv 16).

    Além disso, a proibição não é de se fazer qualquer imagem de escultura para fins decorativos, mas de fazer imagens para qualquer tipo de adoração religiosa. Em outras palavras, a ordem era para não adorar nenhum outro Deus nem imagem de qualquer deus. Aqueles querubins não foram dados a Israel como imagens de Deus, mas de anjos. Nem foram dados para serem adorados. Daí a conclusão de que não há como a ordem de fabricá-los possa violar o mandamento de Êxodo 20.

    Finalmente, a proibição em Êxodo 20 não foi contra a arte religiosa como tal, o que inclui coisas no céu (anjos) e na terra (homens e animais). Ela foi contra o uso de qualquer imagem como ídolo. Que se pode depreender que o texto tinha em mente a idolatria é evidente, pelo fato de haver a instrução: "não te encurvarás a elas, nem as servirás" (Êx 20:5, SBTB). A distinção entre o uso não-religioso e o uso religioso de imagens é importante:

    Até mesmo a linguagem utilizada para referir-se a Deus na Bíblia contém imagens. Ele tanto é pastor como pai. Mas essas duas imagens qualificam-no de forma apropriada, Deus não é simplesmente um pai qualquer. Ele é o nosso Pai Celestial. De igual modo, Jesus não é um mero pastor, mas o Bom Pastor, que deu a sua vida por suas ovelhas (Jo 10:11). Nenhuma imagem finita, sem qualificação, pode ser aplicada apropriadamente ao Deus infinito. Fazer isso é idolatria. E ídolos são ídolos, quer sejam mentais ou de metais.

    MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
    Norman Geisler - Thomas Howe.

    http://desafioscristao.blogspot.com/2011/02/se-e-errado-fazer-imagens-de-escultura.html

    ResponderExcluir